Essa Porra de Vida

O Estrangeiro

lain11

Na faculdade de Filosofia, em uma das disciplinas, eu tive aula com o professor mais que foda Jaci Maraschin, hoje já falecido.

Nossa avaliação era encenar uma peça de teatro ou de Sartre ou de Camus. Meu grupo escolheu O Estrangeiro, onde eu interpretei o personagem principal.

Durante a parte final da peça, eu enceno a tomada de consciência de Meursault. É o momento onde seus sentimentos afloram, e o personagem tem uma crise de consciência com Whole Lotta Love do Led Zeppelin como trilha sonora. Apenas recentemente retornei a estudar o existencialismo francês, porém lembro em detalhes das aulas de Maraschin.

A introdução é para citar o fato de que neste exato momento estou tendo essa mesma crise nervosa de Meursault. Estou no meio desse processo de descobrir sentimentos e partes de si que eu não sabia que existiam. Pensar e passar por coisas impossíveis, inacreditáveis. E cara… isso é um bagulho louco!

É um processo de contração e expansão terrível, assustador e recompensador. Ainda não faço a mínima ideia de como eu vou sair disso, nem de como eu serei depois de entender e interiorizar tudo isso. Mas assim como acontece com Meursault, tenho certeza absoluta que minha vida terá um sentido absurdamente mais poderoso depois disso. Um sentido criado, assim como Camus expõe em seu pensamento. Um sentido novo e incrivelmente mais forte.

E então hoje consigo compreender o a filosofia de Sarte, Beauvoir e Camus melhor do que nunca, de um modo que talvez eles aprovariam. Vivendo. Sentindo.

Não sei quanto tempo isso irá durar, mas vai passar.

O lance agora é aproveitar o momento atual da melhor maneira possível e tentar não interromper o fluxo.

Não desejo isso a ninguém, mas que é uma experiência poderosíssima, ah, isto é.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às janeiro 28, 2014 por em crônica e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: